Aqui na CentralServer, nós consideramos a segurança e privacidade dos dados uma prioridade. Por isso, utilizamos ferramentas e serviços de última geração para fornecer serviços confiáveis.
Contudo, sabemos que somente o nosso esforço não é suficiente. A natureza aberta da internet permite que os hackers tentem, a todo momento, explorar a sua boa fé ou vulnerabilidades em sites e aplicações para obter acesso não autorizado a dados e recursos.
Por isso, adotamos o modelo de Responsabilidade Compartilhada que define os papéis complementares que a CentralServer e o cliente devem desempenhar para a segurança da informação.
Além disso, recomendamos que leia, e compartilhe com a equipe, as seguintes práticas para proteger sua empresa das principais ameaças cibernéticas e golpes praticados.
Mantenha a Segurança dos Computadores, Dispositivos e Softwares
As orientações tradicionais de segurança da informação também se aplicam quando se usa nuvem, ou seja:
- aplique correções de segurança dos softwares sempre que forem disponibilizadas pelos fornecedores ou pela comunidade e não use programas ou módulos com vulnerabilidades conhecidas;
- defina senhas fortes, contendo 12 ou mais caracteres, combinando letras, números e símbolos;
- configure os sistemas para expirar as senhas para forçar a troca regular das mesmas pelos usuários;
- use um cofre de senhas para gerar e armazenar as credenciais. Nós indicamos o Keeper Security, mas você pode escolher outras opções, como o LastPass.
- treine a equipe para identificar ataques de phishing e engenharia social:
- sempre verifique para onde conduzem os links enviados por email ou aplicativos de mensagem. Se o endereço de destino (URL) não corresponder ao endereço esperado, não clique. Trata-se, muito provavelmente, de uma fraude.
- sempre desconfie dos emails e ligações fazendo solicitações fora do normal ou pedindo uma ação imediata para resolver um problema. Hackers procuram provocar medo e senso de urgência pois sabem que as pessoas ficam mais vulneráveis quanto estão sujeitas a estas emoções. Na dúvida, sempre faça uma validação adicional antes de fornecer informações ou dados sensíveis.
- use um antivírus eficiente que bloqueie sites e anexos maliciosos, além de impedir a instalação de malwares. Nós recomendamos o BitDefender que, inclusive, pode ser instalado nos servidores para bloquear ataques de ransomware conhecidos.
Faça Backups Regulares
Todo sistema precisa contar com um backup eficiente. O nosso serviço opcional de Backup da VM faz cópias das máquinas virtuais a nível de infraestrutura. Ou seja, mesmo que um invasor comprometa o servidor, ele não terá acesso aos backups. Para contratar o serviço, configure suas tarefas de backup pelo console da nuvem.
Alternativamente, você mesmo pode instalar uma aplicação de backup no sistema operacional para salvar os aplicativos e dados do servidor.
Nós recomendamos que os backups sejam configurados com um período de retenção igual ou superior a 7 dias, para permitir a recuperação dos dados caso os backups tenham sido feitos com arquivos comprometidos na origem, durante fins de semana ou feriados prolongados.
Implante BC/DR para se proteger contra desastres
Apesar dos nossos data centers operarem com múltiplas camadas de redundância para energia, ar-condicionado, servidores e conectividade, sempre existe o risco de uma falha sistêmica, ou desastre natural, causar indisponibilidades. Nossa solução de continuidade de negócios e recuperação de desastres (BC/DR) faz a replicação dos seus dados e servidores. Dessa forma, caso ocorra uma falha grave na infraestrutura, as aplicações seguirão funcionando com o menor impacto possível.
Proteja os Acessos Administrativos com Firewall e VPN
Uma das práticas mais importantes de segurança consiste em restringir o acesso ao login administrativo de bancos de dados, Remote Desktop Services, ssh, VNC e outras aplicações da empresa. O objetivo é impedir que os hackers pratiquem invasões, mesmo quando houver algum tipo de exposição ou vulnerabilidade associada a estes sistemas.
Para obter a proteção, você deve implementar uma VPN e configurar regras de firewall para que somente usuários autorizados possam acessar os recursos.
Fornecemos artigos na nossa base de conhecimento (wiki) que mostram como configurar a VPN com o OPNsense, um software gratuito (open-source) que disponibilizamos no Console da Nuvem para você implantar rapidamente uma VPN com um servidor de pequeno porte.
Vale lembrar que a VPN também torna os acessos remotos da empresa mais seguros, algo muito importante para quem tem colaboradores trabalhando em home office.
Proteja o Acesso às Aplicações com 2FA
Toda aplicação que possua telas de login acessíveis via web, deve fazer uso da autenticação de dois fatores (2FA). Isto impede o uso indevido dos dados e das funcionalidades, caso as credenciais de acesso sejam roubadas.
O 2FA deve ser implantado pelo desenvolvedor da aplicação. Alguns softwares populares, como o WordPress, possuem plugins prontos, como o WP 2FA, que permitem implementar o 2FA rapidamente.
No Console da Nuvem CentralServer, usamos o 2FA para garantir que somente os usuários autorizados possam controlar os serviços que você mantém conosco.
Para armazenar os seus códigos de autenticação, indicamos o Authy, que é multi-plataforma, o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator, disponíveis na Play Store (Android) e App Store (Apple).
Leia o Questionário de Segurança da Informação
Neste documento, descrevemos os padrões e procedimentos de segurança adotados pela CentralServer e pelos nossos fornecedores. Você pode utilizá-lo para conhecer e adotar as nossas boas práticas. Clique aqui para baixar o questionário (PDF).
Consulte os Materiais Complementares
Saiba mais sobre segurança da informação, consultando estes materiais preparados pela nossa equipe:
– 7 Iniciativas para Aumentar a Segurança no Home Office
– As 5 vulnerabilidades mais comuns em web sites e como evitá-las
– Artigos sobre segurança na Wiki CentralServer
– Artigos sobre segurança no Blog CentralServer
Para esclarecer dúvidas sobre questões de segurança ou outras relacionadas aos nossos serviços, use os canais disponíveis no nosso Portal de Relacionamento.
AVISO LEGAL: Os procedimentos descritos neste documento devem ser executados de acordo com o contexto de cada sistema, de forma a evitar impactos negativos à segurança, disponibilidade, integridade e privacidade de dados. A CentralServer se reserva o direito de modificar a qualquer tempo e sem aviso prévio as informações aqui apresentadas a fim de refletir o lançamento de novos serviços, atualizações físicas e operacionais, e evolução do estado-da-arte da tecnologia.