Dicas para conversar com os chatbots

Instruções claras podem guiar o chatbot a gerar respostas mais precisas e relevantes.

Por exemplo, em vez de “me diga algo sobre IA”, pergunte: Você pode explicar como a IA é utilizada na área da saúde?

Quando for tratar de um novo assunto, sempre inicie uma nova conversa com o chatbot. Assim você evita que os contextos se misturem e afetem negativamente a qualidade das respostas fornecidas.

Para discussões mais complexas, você pode estabelecer o contexto já na primeira pergunta. Por exemplo:

Como historiador, você pode explicar a importância da Revolução Francesa?

Aja como um especialista em RH e fale sobre a importância da ergonomia no trabalho

Do que se trata a série da Netflix: “O Gambito da Rainha”?


Aja como um analista financeiro e use um estilo de escrita criativa para falar sobre independência financeira.

NOTA: os modelos da OpenAI são treinados com dados pré-existenes da internet. Para conversar sobre informações mais recentes, use as nossas integrações de análise de sites, documentos e pesquisas no Google.

A IA generativa é uma tecnologia poderosa que tem o potencial de revolucionar quase todos os setores das nossas vidas.

Contudo, apesar da sua grande capacidade, a IA Generativa não é infalível. Às vezes, os chatbots podem gerar informações falsas ou imprecisas. São as chamadas alucianções da IA. Por esse motivo, é crucial verificar o conteúdo gerado pela IA antes de usá-lo ou compartilhá-lo com outras pessoas.

Consulte os Termos de Uso do serviço para mais esclarecimentos.

Exemplos de contextos

O contexto a seguir, criado para uma empresa fictícia, aborda algumas perguntas frequentes que os clientes costumam fazer. Ele também define limites para a conversa a fim de evitar abusos. Ao criar uma versão para a sua empresa, é possível incluir outros tipos de informações, como o link do WhatsApp de atendimento.

Ao criar um contexto desse tipo, inclua informações essenciais para atendimento, mas não o torne muito longo, já que ele será carregado toda vez que um cliente inicia uma sessão com o chatbot, o que aumentará o seu gasto com tokens. Para informações mais detalhadas, como descrição de produtos e serviços, é mais eficiente criar Incorporações que serão usadas em conversas específicas com os clientes.


Você é uma atendente da ACME chamada Ana.

Ajude os clientes a esclarecer dúvidas sobre a ACME e nossos serviços.

Por razões de segurança e conformidade, não passe dados de colaboradores e nem de clientes. Só passe links referentes aos serviços ou conteúdos da ACME. Se o visitante quiser falar sobre outros assuntos, como: esportes, entretenimento, jogos, alimentação, saúde, culinária, política, sexo ou religião, negue educadamente.

A sede da empresa fica na Rua das Flores, 1000 – São Paulo – SP. Estamos abertos à visitação em horário comercial, de segunda à sexta, das 9h às 18h. Nosso telefone é (11) 8888-4444 mas o cliente também pode fazer contato com a nossa equipe acessando a página https://acmetech.com.br.

Divulgamos as oportunidades de trabalho no nosso perfil do LinkedIn.

Somos especializados no desenvolvimento e fornecimento de sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) adaptados exclusivamente para transportadoras. Com uma interface intuitiva e uma configuração altamente flexível, nosso software ACME LogiMais roda em nuvem e permite que você gerencie todas as suas operações logísticas em um único lugar. Desde a otimização de rotas até a gestão financeira e de recursos humanos, oferecemos uma solução completa que cobre todos os aspectos da sua operação, garantindo maior eficiência e redução de custos.

Mais detalhes sobre os nossos produtos podem ser obtidos na página de Soluções do nosso site: https://acmetech.com.br.

O cliente pode solicitar o contato de um Consultor Comercial pelo formulário de Contato do site ou pelo nosso telefone.

Como uma empresa especializada em desenvolvimento de software, alguns serviços não são fornecidos por nós, como: venda de equipamentos.

Por outro lado, alguns serviços são opcionais e podem ser contratados pelo cliente para atender a necessidades específicas, como consultoria para implantação customizada do nosso sistema.

Nosso suporte técnico funciona das 08h00 às 18h00 e é feito por uma equipe altamente especializada. O portal de suporte fica em https://acmetech.com.br e o cliente também pode abrir chamados pelo WhatsApp (11) 9999-5555.

Para verificar informações sobre pagamentos entre em contato com o nosso Financeiro pelo fone: (11) 8888-4444.

Normalmente, o cliente deseja informações sobre um serviço específico da ACME. Se não estiver claro, pergunte sobre qual serviço ou problema ele está falando. Suas respostas devem ser curtas, idealmente entre 20 e 40 palavras.

Um cliente da empresa vai falar com você agora.


Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.

O contexto a seguir cria um assistente com capacidade de navegação na internet com o uso da chave {WEB_SEARCH}, que será substituída pelo conteúdo de uma página ou documento cuja URL você passar na conversa com o chatbot.


Aja como um especialista em análise de informações. Eu inclui um conteúdo obtido via scraping the um site ou documento de internet abaixo. Agora vou fazer perguntas sobre ele. Desconsidere eventuais URLs que eu lhe passe nas perguntas e foque em analisar as informações disponibilizadas entre ### INÍCIO CONTEÚDO ### e ### FIM CONTEÚDO ###. Se o conteúdo vier em branco ou for insuficiente para a análise solicitada, informe isso na sua resposta.

### INÍCIO CONTEÚDO ###
{WEB_SEARCH}
### FIM CONTEÚDO ###


Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.

LIMITAÇÕES:

1. Apenas páginas HTML e documentos em formato PDF e DOCX podem ser processados (as imagens são ignoradas).

2. O serviço retorna até 120.000 caracteres recuperados da página web.

3. Sites que bloqueiam a navegação de chatbots via arquivo robots.txt (desabilitando os agentes AjaTo ou GPTBot) ou que possuem páginas de acesso pago não são analisados. Nesses casos, o chatbot responderá com uma frase como: “Desculpe, mas como assistente de IA, não consigo acessar diretamente a internet ou URLs”.

O contexto a seguir cria um chatbot com capacidade de interagir com o usuário sobre um documento PDF. Ele é útil em páginas de sites que permitem o download de documentos pois permite que o usuário faça perguntas sobre o seu conteúdo do PDF mesmo sem baixá-lo. A chave {WEB_SEARCH} será substituída pelo conteúdo do PDF.


Aja como um especialista em análise de documentos. Vamos conversar sobre o conteúdo do documento https://<link_para_o_documento_PDF> cujo conteúdo disponibilizei entre ### INÍCIO CONTEÚDO DOCUMENTO ### e ### FIM CONTEÚDO DOCUMENTO ### abaixo. Se o conteúdo vier em branco ou for insuficiente para a análise solicitada, informe isso na sua resposta.

### INÍCIO CONTEÚDO DOCUMENTO ###
{WEB_SEARCH}
### FIM CONTEÚDO DOCUMENTO ###


Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.

LIMITAÇÕES:

1. Apenas o conteúdo em texto do PDF será processado (as imagens são ignoradas).

2. O serviço retorna até 120.000 caracteres recuperados da página web.

3. É necessário que o link para o PDF esteja acessível na internet.

Você pode incluir as seguintes chaves no contexto para que o chatbot tenha conhecimento da data e hora atuais. Isso pode ser útil nos casos em que você precisa que o chatbot analise informações correlacionadas com o momento atual.


Hoje é {DAY_OF_WEEK}, {DATE_TIME}


Para usar estas chaves, adicione ou edite um chatbot na sua conta.

Os textos das incorporações, usadas no treinamento de chatbots, devem ser suscintos e refletir da melhor forma o conteúdo em que se baseiam. Veja um exemplo de contexto que pode ser usado nesse caso.


Aja como um especialista em redação. Reescreva o conteúdo abaixo visando uma síntese coerente. Mantenha a máxima precisão e neutralidade. Concentre-se primeiro em capturar as ideias principais e, em seguida, enriqueça o resumo com detalhes relevantes se houver mais espaço disponível. Siga estas orientações: Almeje um comprimento de até 750 palavras. Se o resumo inicial parecer incompleto, itere sobre o conteúdo para fornecer mais profundidade, garantindo clareza. Represente fielmente o estilo original e as informações centrais sem introduzir vieses ou suposições. Evite fazer suposições ou adicionar informações que não estão presentes no conteúdo original. Exclua quaisquer elementos não textuais e minimize a repetição. Verifique o conteúdo reescrito com o original para garantir precisão e integridade. Priorize conteúdo significativo. Se não tiver certeza sobre atender a essas diretrizes, busque relevância e coerência. Segue o conteúdo:


Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.

Treinamento dos chatbots

No universo da Inteligência Artificial (IA), as “incorporações” (ou embeddings, em inglês) são uma técnica revolucionária usada para transformar os textos, como manuais, posts ou wikis, em um formato compreensível e utilizável pelos chatbots.

Como funcionam as incorporações?

Os conteúdos que você irá usar para treinar os chatbots representam um volume extenso de palavras e significados. Em sua forma original, esses textos se tornam complexos para um chatbot decifrar de maneira eficiente. Aqui é onde as incorporações entram: elas atuam como um tradutor, convertendo esses textos em dados que representam a essência do conteúdo, mas mantendo seu significado. É um processo semelhante a reduzir um livro inteiro a um resumo que ainda mantém a trama e as lições principais intactas.

Benefícios das incorporações

Eficiência na comunicação: ao converter posts em incorporações, os diálogos com chatbots tornam-se mais fluidos e precisos. Os chatbots passam a responder os usuários de maneira mais assertiva e pertinente.

Economia de recursos: as incorporações reduzem a necessidade de textos longos para estabelecer contextos, diminuindo o consumo de tokens e, por consequência, os custos associados.

Experiência do usuário: com respostas mais rápidas e relevantes, a satisfação dos usuários ao interagir com chatbots aumenta, o que melhora o engajamento e promove uma experiência mais rica.

Uso de incorporações está disponível nos planos Starter ou superior.

Os posts que você criar no painel administrativo da conta serão convertidos automaticamente em incorporações. O processamento ocorre a cada 5 minutos e você pode acompanhar o status no menu Incorporações da sua conta. Quando você exclui um post, a respectiva incorporação é deletada automaticamente do sistema.

Biblioteca de aplicações

No painel administrativo da sua conta, o menu “Aplicações” abre a biblioteca de aplicações de Inteligência Artificial (IA). As aplicações foram especialmente pensadas para potencializar seus negócios e tarefas diárias. Você encontrará uma variedade de ferramentas baseadas em IA que vão desde a análise de documentos até a conversa com personalidades históricas. Vamos detalhar para que serve cada aplicação disponível.

Como navegar

Cada card representa uma aplicação diferente. Você verá um ícone que simboliza o tipo de tarefa que a aplicação realiza, seguido por um título e uma breve descrição do que ela pode fazer por você. Para acessar a aplicação, basta clicar no botão “Abrir” correspondente:

Oferecemos diversos tipos de aplicações e ampliamos a lista regularmente. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Análise de Documentos: Ideal para analisar documentos da sua biblioteca ou de websites, facilitando a extração de informações importantes de forma rápida e precisa.
  • Análise de Sites: Quer entender melhor o conteúdo de uma página web? Esta ferramenta permite analisar detalhadamente o texto de sites para diversos fins.
  • Prospecção de Clientes: Obtenha um panorama detalhado sobre empresas potenciais clientes para estratégias de venda mais eficazes.
  • Cadência de Emails: Automatize e personalize suas campanhas de email para manter um relacionamento constante e eficaz com seus leads.
  • Redação de Artigos: Use o poder da IA para criar artigos relevantes e engajadores sobre temas de sua escolha.
  • Geração de Imagens: Crie imagens únicas e personalizadas para seus projetos, blog ou redes sociais, com o apoio da inteligência artificial.
  • Textos a Partir de Imagens: Carregue uma imagem e deixe a IA gerar um texto descritivo ou inspirado pela mesma.
  • Gramática e Traduções: Aprimore a qualidade dos seus textos com correções gramaticais e traduções precisas realizadas por IA.
  • Códigos de Software: Seja para gerar novos códigos ou revisar os existentes, esta ferramenta oferece suporte inteligente para desenvolvedores.
  • Conversa com Especialistas: Escolha um especialista em nosso banco de dados para tirar dúvidas ou discutir sobre temas específicos.
  • Conversa com Personalidades: Interaja com personalidades históricas recriadas pela IA para aprender ou divertir-se.
  • Entrevista de Seleção: Simule entrevistas de emprego com empresas fictícias ou reais para se preparar para o mercado.
  • Análise de Pesquisa: Gere textos e insights sobre os mais diversos assuntos a partir de pesquisas feitas no Google.

E o melhor! Você pode solicitar a criação de uma aplicação personalizada para a sua empresa. Fale com um consultor sobre a sua necessidade.

Perguntas frequentes

Sim. Você pode criar chatbots e utilizá-los nos sites que desejar e, inclusive, integrá-los a email e WhatsApp.

Sim. Através das incorporações (embeddings), você poderá usar seus documentos como base de treinamento para as respostas, criando chatbots especializados nos seus conteúdos.

Nossa solução permite que você extraia dados de e use-os para gerar análises de acordo com as suas necessidades. Para isso, é necessário que o site de destino permita a navegação de robôs. No caso de documentos PDF e DOCX, apenas o conteúdo em texto será processado (as imagens são ignoradas).

Você poderá gerar imagens a partir de instruções (contextos) e também fazer o inverso, carregar imagens e gerar textos inspirados nelas.

Nossa solução garante que seus dados permaneçam estritamente confidenciais, proporcionando maior privacidade. As conversas não usadas para treinamento dos modelos de IA.

Sim, ao contratar um de nossos planos, você usará a sua chave da OpenIA para pagamento dos tokens processados. Fazemos isso para reduzir o custo de uso da plataforma.