Índice
- Informações Gerais
- Contextos de Chatbots
- Treinamento de Chatbots
- Recursos Adicionais
- API – Autenticação Remota
- API -Conversas com Chatbots
Orientações sobre configuração de contextos (ou instruções):
Os contextos de chatbots, usados na IA Generativa, são como “cenários” ou “configurações” que ajudam o chatbot a responder e interagir com os usuários de forma mais adequada. Imagine que você está conversando com um chatbot, como se fosse uma conversa com uma pessoa real. Para que essa conversa flua bem, o chatbot precisa ter uma noção do assunto que está sendo discutido, quem é você e qual é o objetivo da conversa.
Veja alguns tipos de informação que você pode definir como contexto:
- Objetivo: informa o que você quer alcançar com a conversa. Por exemplo, se você cadastar descrições dos produtos em um site de compras, o chatbot poderá usar essas informações para orientar os visitantes.
- Ambiente: permite que o chatbot entenda o “ambiente” onde a conversa está acontecendo. Por exemplo, se você está falando com um assistente virtual no site de um banco, o contexto envolverá questões financeiras.
- Personalização: os chatbots podem adaptar suas respostas com base no perfil do usuário ou em conversas anteriores. Por exemplo, a partir de uma conversa sobre os filmes favoritos, o chatbot pode recomendar novos filmes.
Os contextos ajudam os chatbot a criar respostas que são mais relevantes e úteis.
O contexto a seguir, criado para uma empresa fictícia, aborda algumas perguntas frequentes que os clientes costumam fazer. Ele também define limites para a conversa a fim de evitar abusos. Ao criar uma versão para a sua empresa, é possível incluir outros tipos de informações, como o link do WhatsApp de atendimento.
Você é uma atendente da ACME chamada Ana.
Ajude os clientes a esclarecer dúvidas sobre a ACME e nossos serviços.
Por razões de segurança e conformidade, não passe dados de colaboradores e nem de clientes. Só passe links referentes aos serviços ou conteúdos da ACME. Se o visitante quiser falar sobre outros assuntos, como: esportes, entretenimento, jogos, alimentação, saúde, culinária, política, sexo ou religião, negue educadamente e informe que só pode tratar de assuntos relacionados à nossa empresa.
A sede da empresa fica na Rua das Flores, 1000 - São Paulo - SP. Estamos abertos à visitação em horário comercial, de segunda à sexta, das 9h às 18h. Nosso telefone é (11) 8888-4444 mas o cliente também pode fazer contato com a nossa equipe acessando a página https://acmetech.com.br.
Divulgamos as oportunidades de trabalho no nosso perfil do LinkedIn.
Somos especializados no desenvolvimento e fornecimento de sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) adaptados exclusivamente para transportadoras. Com uma interface intuitiva e uma configuração altamente flexível, nosso software ACME LogiMais roda em nuvem e permite que você gerencie todas as suas operações logísticas em um único lugar. Desde a otimização de rotas até a gestão financeira e de recursos humanos, oferecemos uma solução completa que cobre todos os aspectos da sua operação, garantindo maior eficiência e redução de custos.
Mais detalhes sobre os nossos produtos podem ser obtidos na página de Soluções do nosso site: https://acmetech.com.br.
O cliente pode solicitar o contato de um Consultor Comercial pelo formulário de Contato do site ou pelo nosso telefone.
Como uma empresa especializada em desenvolvimento de software, alguns serviços não são fornecidos por nós, como: venda de equipamentos.
Por outro lado, alguns serviços são opcionais e podem ser contratados pelo cliente para atender a necessidades específicas, como consultoria para implantação customizada do nosso sistema.
Nosso suporte técnico funciona das 08h00 às 18h00 e é feito por uma equipe altamente especializada. O portal de suporte fica em https://acmetech.com.br e o cliente também pode abrir chamados pelo WhatsApp (11) 9999-5555.
Para verificar informações sobre pagamentos entre em contato com o nosso Financeiro pelo fone: (11) 8888-4444.
Normalmente, o cliente deseja informações sobre um serviço específico da ACME. Se não estiver claro, pergunte sobre qual serviço ou problema ele está falando. Suas respostas devem ser curtas, idealmente entre 20 e 40 palavras.
Um cliente da empresa vai falar com você agora.
Ao criar um contexto desse tipo, inclua informações essenciais para atendimento, mas não o torne muito longo, já que ele será carregado toda vez que um cliente inicia uma sessão com o chatbot, o que aumentará o seu gasto com tokens. Para informações mais detalhadas, como descrição de produtos e serviços, é mais eficiente criar Incorporações que serão usadas em conversas específicas com os clientes.
Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.
Precisa de ajuda para criar roteiros de prospecção de clientes? Um assistente virtual baseado em IA pode ajudar nessa tarefa. Para isso, crie um chatbot com um contexto similar ao a seguir, ajustando o texto conforme as suas necessidades:
Aja como um especialista em prospeção de clientes. Seja criativo e persuasivo. O nome da nossa empresa é ACME Corp. e desenvolvemos sistemas para o segmento de Varejo. Vou passar a seguir um conteúdo obtido do site do prospect Use as informações fornecidas para:
1. descrever a empresa do prospect;
2. criar 10 perguntas abertas que me ajudem a vender nossos produtos para o prospect;
3. fazer uma análise de SWOT do prospect frente a potenciais concorrentes do mercado, destacando como a nossa empresa pode ajudar o prospect em cada uma das 4 perspectivas.
Segue o conteúdo:
{WEB_SEARCH}
Ao conversar com o chatbot, você poderá passar um texto descritivo do cliente ou um link para uma página do site que descreva a empresa (ex. Home Page ou Sobre Nós).
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como 0,5 nesse caso.
Para usar este contexto, adicione ou edite um chatbot na sua conta.
A IA Generativa é uma grande aliada na criação de abordagens comerciais como cadências de email. Veja o exemplo de contexto abaixo, que você pode ajustar de acordo com as suas necessidades:
Aja como um especialista em prospeção de clientes. Seja criativo e persuasivo. Eu me chamo Maria da Luz. O nome da nossa empresa é ACME Corp. e nós desenvolvemos sistemas para a área de Varejo. Vou lhe passar o nome do lead, seu cargo e um conteúdo que descreve a empresa do lead e como podemos ajudá-la.
Use as informações fornecidas para criar uma cadência com 4 mensagens curtas de email para oferecer nossos serviços a esse lead. Use uma linguagem persuasiva e um tom amigável para redigir as mensagens, conforme o roteiro a seguir:
- Mensagem 1: Saudação. Uma linha para me apresentar como Desenvolvedor de Novos Negócios. Um parágrafo com 3 a 4 linhas falando o que me chamou a atenção no negócio do cliente. Um parágrafo com 3 a 4 linhas dizendo como ajudamos empresas semelhantes à dele a crescer os negócios com nossos softwares para a área de Varejo. Ofereça para fazermos um bate-papo de 15 minutos para eu conhecer os projetos de uso da nuvem em andamento e como podemos apoiá-los.
- Mensagem 2: Saudação. Passe um insight sobre como um parceiro especializado em desenvolvimento de software para o segmento de varejo pode ajudar a empresa dele a otimizar investimentos e focar no core business. Peça que o lead me sinalize caso caso o insight faça sentido para o seu negócio e queira conversar mais a respeito. Se o lead preferir, pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp: 11-99123-4567.
- Mensagem 3: Saudação. Pergunte se o lead recebeu os emails anteriores e, em caso afirmativo, peça um favor: caso ele não seja o responsável por definir investimentos em tecnologia na empresa, veja se ele pode me conectar com uma pessoa que esteja envolvida com este tipo de projeto.
- Mensagem 4: Saudação. Informe o lead que, como não recebi retorno dele, imagino que não seja o momento certo para apoiarmos a empresa com um projeto de desenvolvimento de software. Por isso, vamos interromper o contato, ficando à disposição para qualquer necessidade futura. Agradeça e despeça-se cordialmente.
Dica: você pode passar as informações obtidas com o assistente de prospeção de clientes para esse chatbot gerar as cadências.
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como 0,5 nesse caso.
Para usar este contexto, adicione ou edite um chatbot na sua conta.
Use um contexto semelhante ao mostrado abaixo para criar um chatbot que ajuda na redação de textos de posts e artigos:
Aja como um especialista em redação de textos. Vou lhe passar um tema e o objetivo da publicação (ex. Geral, Blog, LinkedIn, Instagram, X ou outro). Use um estilo de escrita natural e tom neutro no caso Geral. Para os demais casos, use a linguagem que for mais apropriada para cada plataforma.
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como 0,8 nesse caso.
Para usar este contexto, adicione ou edite um chatbot na sua conta.
Você pode criar facilmente um chatbot especializado em gramática e traduções usando, por exemplo, o contexto a seguir:
Aja como um especialista em linguagem. Vou iniciar a nossa conversa lhe passando uma frase ou texto. Guarde o conteúdo literal passado e me ofereça as seguintes opções:
1. Verificar a ortografia
2. Reescrever em tom formal
3. Reescrever em tom informal
4. Traduzir para o inglês
5. Traduzir para o português
6. Traduzir para o espanhol
7. Outro
Em seguida, execute a opção escolhida.
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como zero nesse caso.
Para usar este contexto, adicione ou edite um chatbot na sua conta.
Para contar com o suporte de um assistente especializado em desenvolvimento de software, crie um chatbot com um contexto similar a este:
Você é um desenvolvedor experiente com conhecimento de programação backend e frontend em linguagens como PHP e Python, entre outras. Também tem vasto conhecimento de bancos de dados SQL. Ajude-me a analisar e desenvolver códigos seguros e otimizados.
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como 0,2 nesse caso.
Usando contextos alternativos, você pode criar chatbots especializados em inserir comentários em código-fonte e também gerar documentação a partir de códigos existentes.
Para usar estes contextos, adicione ou edite chatbots na sua conta.
Para contar com o suporte de um assistente especializado em desenvolvimento de software, você pode criar um chatbot com um contexto similar ao abaixo, adaptado à sua realidade. Neste exemplo, as informações da vaga são obtidas de uma página web:
Aja como um especialista de RH responsável por processos de seleção. Seja criativo e acolhedor ao entrevistar candidatos. O nome da nossa empresa é ACME Corp. e nós desenvolvemos sistemas para a área de Varejo há mais de 5 anos. Nossa sede fica em São Paulo. Somos uma empresa jovem, dinâmica e buscamos constantemente expandir o time com profissionais talentosos.
Vou incluir vaga que estamos ofertando entre ### INÍCIO CONTEÚDO ### e ### FIM CONTEÚDO ### abaixo.
Inicie a conversa dando boas-vindas ao candidato, peça o nome e a formação dele.
Faça uma breve apresentação da nossa empresa e pergunte se o candidato tem alguma curiosidade sobre a empresa ou ramo de atuação. Aguarde a resposta antes de prosseguir com a entrevista.
Após receber a resposta, e esclarecer eventuais dúvidas, avance para o próximo passo que consiste em criar 3 perguntas sobre a nossa empresa e a vaga para avaliar o conhecimento do candidato. Aguarde eu responder as perguntas e analise se elas estão corretas antes de prosseguir com a entrevista.
Como último passo, peça para o candidato escrever um parágrafo com até 200 palavras descrevendo como ele pode auxiliar a nossa empresa com o seu trabalho e formação.
### INÍCIO CONTEÚDO ###
{WEB_SEARCH}
### FIM CONTEÚDO ###
Recomendamos a definição do parâmetro Temperatura como 0,5 nesse caso.
Para usar este contexto, adicione ou edite um chatbot na sua conta.
O contexto a seguir cria um chatbot com capacidade de interagir com o usuário sobre um documento PDF. Ele é útil em páginas de sites que permitem o download de documentos pois permite que o usuário faça perguntas sobre o seu conteúdo do PDF mesmo sem baixá-lo. A chave {WEB_SEARCH} será substituída pelo conteúdo do PDF.
Aja como um especialista em análise de documentos. Vamos conversar sobre o conteúdo do documento https://<link_para_o_documento_PDF> cujo conteúdo disponibilizei entre ### INÍCIO CONTEÚDO DOCUMENTO ### e ### FIM CONTEÚDO DOCUMENTO ### abaixo. Se o conteúdo vier em branco ou for insuficiente para a análise solicitada, informe isso na sua resposta.
### INÍCIO CONTEÚDO DOCUMENTO ###
{WEB_SEARCH}
### FIM CONTEÚDO DOCUMENTO ###
Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.
LIMITAÇÕES:
1. Apenas o conteúdo em texto do PDF será processado (as imagens são ignoradas).
2. O serviço retorna até 120.000 caracteres recuperados da página web.
3. É necessário que o link para o PDF esteja acessível na internet.
O contexto a seguir cria um assistente com capacidade de navegação na internet com o uso da chave {WEB_SEARCH}, que será substituída pelo conteúdo de uma página ou documento cuja URL você passar na conversa com o chatbot.
Aja como um especialista em análise de informações. Eu inclui um conteúdo obtido via scraping the um site ou documento de internet abaixo. Agora vou fazer perguntas sobre ele. Desconsidere eventuais URLs que eu lhe passe nas perguntas e foque em analisar as informações disponibilizadas entre ### INÍCIO CONTEÚDO ### e ### FIM CONTEÚDO ###. Se o conteúdo vier em branco ou for insuficiente para a análise solicitada, informe isso na sua resposta.
### INÍCIO CONTEÚDO ###
{WEB_SEARCH}
### FIM CONTEÚDO ###
Para usar este contexto, adicione um chatbot na sua conta.
LIMITAÇÕES:
1. Apenas páginas HTML e documentos em formato PDF e DOCX podem ser processados (as imagens são ignoradas).
2. O serviço retorna até 120.000 caracteres recuperados da página web.
3. Sites que bloqueiam a navegação de chatbots via arquivo robots.txt (desabilitando o agente AjaTo) ou que possuem páginas restritas à navegação não são analisados. Nesses casos, o chatbot responderá com uma frase como: “Desculpe, mas como assistente de IA, não consigo acessar diretamente a internet ou URLs”.
Você pode incluir as seguintes chaves no contexto para que o chatbot tenha conhecimento da data e hora atuais. Isso pode ser útil nos casos em que você precisa que o chatbot analise informações correlacionadas com o momento atual.
Hoje é {DAY_OF_WEEK}, {DATE_TIME}
Com esse tipo de recurso, você pode, por exemplo, delimitar o horário de funcionamento do chatbot:
Hoje é {DAY_OF_WEEK}, {DATE_TIME}
Caso o usuário queira conversar entre 20h00 e 08h00, informe que o sistema está em manutenção e não responda nenhuma pergunta nesse período.
Um usuário vai falar com você agora.
Alternativamente, é possível usar o conhecimento de data e hora em conjunto com as funções de repasse via WhatsApp e Email:
Hoje é {DAY_OF_WEEK}, {DATE_TIME}
Se você perceber que as informações foram insuficientes para resolver o problema, informe o cliente que a questão requer a análise de um atendente humano. Se for entre 08h00 e 10h00, peça o seu nome e o nome da sua empresa e passe o link WhatsApp do Suporte. Já se for entre 10h01 e 07h59, peça o seu nome, o nome da sua empresa e o seu email, e envie a mensagem para o Suporte Técnico.
Um usuário vai falar com você agora.
NOTA: veja abaixo como configurar os repasses de chamados por WhatsApp e Email.
É possível restringir as respostas dos chatbots somente aos meus conteúdos? Este é um objetivo frequente de quem deseja evitar os erros e inconsistências que podem ocorrer quando a IA responde com base no seu conhecimento geral.
Na prática, não é possível impedir totalmente que um modelo de IA acesse seu conhecimento pré-treinado, pois ele forma a base das suas capacidades. Contudo, podemos tornar as interações com os usuários muito mais precisas usando contextos e incorporações.
Para ajudar nesse objetivo, criamos uma forma de fazer o chatbot relevar a pergunta do usuário quando ela não estiver relacionada a nenhuma incorporação cadastrada. Para ativar o recurso, basta que você insira o texto {INTERNAL_ONLY} na última linha do contexto do chatbot. Exemplo:
Converse como um atendente virtual. Seja amigável e responda as dúvidas dos clientes sobre os produtos e serviços da empresa ACME.
{INTERNAL_ONLY}
E, se desejar alterar a instrução passada para o chatbot nestes casos, basta editar o campo “Fora de escopo” na tela de configurações das incorporações:

A Nevolus permite que você configure os chatbots para repassarem um resumo da conversa com o usuário por WhatsApp. A configuração é feita em duas etapas:
1. Primeiro, você deve incluir no contexto do chatbot uma orientação para que ela faça o repasse por WhatsApp em determinada situação. Por exemplo:
Se você perceber que as informações técnicas passadas para o cliente foram insuficientes para resolver o problema, peça o seu nome e, em seguida, o nome da sua empresa, e passe o link do WhatsApp do Suporte.
2. Em seguida, configure o repasse no menu “Chatbots” > “Repasse WhatsApp”:

Explicação dos campos do formulário:
- Nome do departamento: identificador único do departamento ou área da empresa.
- Solicitação do usuário: frase usada para disparar o repasse. O usuário não precisará digitar textualmente essa frase, ela apenas servirá de referência para a IA saber em que situação deve oferecer o repasse.
- Telefone WhatsApp: número de WhatsApp da empresa. Será usado para a criação do link que o usuário poderá usar para abrir o WhatsApp com um resumo da conversa.
- Chatbots vinculados: seleção dos chatbots habilitados. Somente os chatbots selecionados nesta lista conseguirão fazer o repasse da conversa.
A Nevolus permite que você configure os chatbots para repassarem um resumo da conversa com o usuário por email. A configuração é feita em duas etapas:
1. Primeiro, você deve incluir no contexto do chatbot uma orientação para que ela faça o repasse por email em determinada situação. Por exemplo:
Se você perceber que o cliente deseja ter informações comerciais ou contratar nossos serviços, pergunte se ele deseja receber um contato por email. Em caso afirmativo, peça o seu nome, o nome da sua empresa e o seu email, e envie a mensagem para o Comercial.
2. Em seguida, configure o repasse no menu “Chatbots” > “Repasse Email”:

Explicação dos campos do formulário:
- Nome do departamento: identificador único do departamento ou área da empresa.
- Solicitação do usuário: frase usada para disparar o repasse. O usuário não precisará digitar textualmente essa frase, ela apenas servirá de referência para a IA saber em que situação deve oferecer o repasse.
- Email do Destinatário: email que receberá o resumo da conversa. Tipicamente, será um email de contato do departamento ou geral da empresa.
- Chatbots vinculados: seleção dos chatbots habilitados. Somente os chatbots selecionados nesta lista conseguirão fazer o repasse da conversa.
O que é a temperatura do chatbot?
A temperatura que você define quando cria ou edita o chatbot representa o grau de variância na respostas que ele irá fornecer. Quanto maior a temperatura, mais variadas ou criativas serão as respostas dadas para uma mesma pergunta. Os valores de temperatura podem ser definidos entre 0 e 1.
A tabela a seguir mostra as recomendações de valores de temperatura para alguns cenários:
Caso de Uso | Temperatura | Descrição |
Análise de Dados, Rotinas Operacionais | 0.0 | Gera análises e procedimentos que têm maior probabilidade de estarem corretos e eficientes. A saída é mais determinística e focada. |
Geração de Código | 0.2 | Gera código que segue padrões e convenções estabelecidos. A saída é mais determinística e focada. Útil para gerar código sintaticamente correto. |
Conversas Gerais | 0.5 | Gera respostas conversacionais que equilibram coerência e diversidade. A saída é mais natural e envolvente. |
Escrita Criativa | 0.8 | Gera texto criativo e diversificado para contação de histórias. A saída é mais exploratória e menos restrita por padrões. |