A VLAN (Virtual Local Area Network) permite criar, dentro de uma rede local (LAN), uma rede virtual de comunicação exclusiva, com isolamento lógico do tráfego dos demais servidores da rede e do tráfego com a internet (WAN). Por ser uma VLAN Privada, é possível utilizar endereços IPs de sua preferência para a comunicação entre os servidores da sua rede. As classes de endereços IPs reservadas para redes privadas são:

  • Classe A: 10.0.0.0/8
  • Classe B: 172.16.0.0/12
  • Classe C: 192.168.0.0/16

Para criar uma VLAN Privada para o VMware, siga os passos abaixo:

1. Acesse o Painel do Console através do endereço Console Cloud;

2. Clique no botão “VLAN Privada”;

CFvlan010.png

3. Em “Nova VLAN”, digite o nome para a VLAN Privada que deseja criar e clique no botão “Adicionar VLAN Privada“;

VLANE010.png

4. Será apresentada uma tela com o valor da contratação do serviço adicional. Marque a opção “Estou de acordo com a contratação da VLAN adicional conforme a estimativa acima” e clique em “Confirmar“;

CFvlan03.png

5. Por fim, será exibida a confirmação de criação da VLAN Privada. Clique em “Fechar”;

CFvlan04.png

6. Para vincular um ou mais cloud servers à nova VLAN Privada, clique em “Visualizar”, na linha da VLAN Padrão.

VLANE002.png

7. Em “Cloud servers vinculados a esta VLAN”, marque os cloud servers que deseja vincular à nova VLAN.

VLANE003.png

8. Em seguida, clique em “Alterar Cloud(s) selecionado(s) para a VLAN”, selecione a VLAN em que os cloud servers marcados devem ser vinculados e clique em “Alterar Vínculo”.

VLANE04.png

AVISO LEGAL: Os procedimentos descritos neste documento devem ser executados de acordo com o contexto de cada sistema, de forma a evitar impactos negativos à segurança, disponibilidade, integridade e privacidade de dados. A CentralServer se reserva o direito de modificar a qualquer tempo e sem aviso prévio as informações aqui apresentadas a fim de refletir o lançamento de novos serviços, atualizações físicas e operacionais, e evolução do estado-da-arte da tecnologia.